segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Sobre o Cancioneiro / Mundo de Livros * Antonio Cabral Filho - Rj

Sobre o Cancioneiro / Mundo de Livros
Goreti Teixeira 
http://mundodelivros.com/cancioneiros/#.WLSmym_yvIU 
***
Introdução...
"Os primeiros textos redigidos em língua portuguesa (ou o dialeto que viria mais tarde ser reconhecido como tal) datam de fins do século IX até aos inícios do século XII. Esta é, então, a fase proto-histórica do nosso idioma, isto é, aquela que só se pode reconstruir por métodos histórico-comparativo ou à base de documentos em latim bárbaro. O texto mais antigo redigido em português remonta à fundação da antiga Igreja de Lordosa, no ano de 882.
É desde o final do século XII que a língua portuguesa se começa a sujeitar a uma disciplina gramatical e escolar. Este período prolongar-se-á até ao séc. XVI e denomina-se por período arcaico. A partir de meados do século XV, o português comum e literário resulta de uma rápida fusão e evolução linguística realizada sobretudo em Lisboa, com grande influência dos dialectos meridionais, que deu à fonética portuguesa certas características talvez moçárabes.
Neste post que inicia um especial do Mundo de Livros sobre a história da língua portuguesa e a sua relação com a literatura, prestamos a nossa atenção aos cancioneiros. Para quem não está familiar com o termo, tratam-se de colectâneas de cantigas de amor, de amigos e de escárnio e mal dizer
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário