domingo, 29 de janeiro de 2017

Sobre "Cantares Dos Trovadores ... " * Antonio Cabral Filho - RJ

Sobre "Cantares Dos Trovadores..."
Não posso lhes falar do conteúdo sem apresentar o seu portador, o livro. Cantares dos Trovadores... não é apenas um livro, como todos os demais. É um livro fundamental para nós trovadores, para os cordelistas, para todos os poetas, independente da modalidade de poesia que pratiquem e, sobretudo, para os estudiosos da história da literatura, seja lusa ou hispânica. 

Para os poetas da literatura de cordel ele trás uma contribuição extraordinária, uma vez que os romances cantados ao som de rabecas e harpas nos tempos medievais são a base da nossa literatura de cordel: basta conferir as temáticas, o modo de desenvolver o enredo, o enlevo que envolve os heróis e o tom dos desafios entre os personagens. Quanto à métrica e estrofação, há diferenças, mas a linha estrutural é idêntica. Se alguém tiver dúvida, adquira o livro, mas antes dê uma olhada em Marília de Dirceu, do nosso Tomás Antonio Gonzaga, aonde a estrofação e a métrica realizam variações de trechos em trechos.

A autora, Natália Correia, teve o cuidado de reunir nesta obra 35 autores dos mais destacados no romanceiro ibérico, por diversos fatores: são nomes que possuem enraizamento histórico tanto por suas ações políticas na época como por suas realizações no campo da poética popular, com a consistência suficiente para marcar a memória das gerações subsequentes. Sua pesquisa sobre cada um dos nomes vai conferir inclusive geograficamente aonde cada um viveu e atuou. Por exemplo, o sobrenome Taveirós: refere-se a uma região da Galizia. Assim, Natália Correia construiu uma obra que ultrapassa os limites do puramente literário, oferecendo elementos para um mapeamento geo-literário da poética galaico-portuguesa.

Concluindo, gostaria de registrar que os "Cantares..." é um livro documento, reúne a produção de poetas que desapareceriam da história se não houvesse colecionadores de folhetos dos romances de heroísmo daquela época, ou seja os romances de cavalaria, as cantigas d'amigo, os cantos d'amor, os cantos de gesta, as cantigas de escárnio etc. Por isso, devemos lhes render as nossas homenagens!
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário