quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Transiçoes do Trovadorismo ao Renascimento * Antonio Cabral Filho - RJ

Transições do Trovadorismo ao Renascimento
Muitos de nós já sabemos que o trovadorismo incluía um conjunto de contradições, tais como a tensão entre menestréis, jogralistas e troubadours. Devido ao ruralismo em que se vivia nesse período - anos 1000 a 1300 aproximadamente - eram muito escassas as vilas enquanto indício de espaço urbano, e por isso, as formas de lazer eram mais escassas ainda. Nessa situação, as relações com a música, a dança, a literatura, se davam quase sempre e somente nos anfiteatros dos castelos, o que obrigava as pessoas envolvidas com artes a se adaptarem a um tipo de relação com as classes dominantes nada agradável, uma vez que os espaços de realização cultural pertenciam a elas.
Portanto, qualquer tensão entre si não resultava satisfatório para nenhum dos setores: músicos, dançarinos e escritores. Mas uma das fontes de tensão era a definição de quem era o quê: Troubadours eram os escritores, que se apresentavam com seus textos manuscritos em rolos de papel, chamados de pergaminhos; os músicos que recitavam e compunham alguns romances para se apresentarem ao som de suas rabecas e harpas, também se consideravam troubadours; e os dançarinos, homens e mulheres que dominavam alguma oratória, dançavam para encenar seus autos que compunham, também se definiam como troubadours. 

(Vejam a ilustração a seguir: há uma intensão em sobrepor o trovador às demais camadas artísticas muito clara...
... , isso porque nessa época os homens letrados, em sua maioria, pertenciam à nobreza e ao clero. )

Moral da história: 
o que  antes se chamou de trovadorismo foi superado por suas próprias divisões internas e a chamada cultura de salão se dividiu, dando nascimento a novos movimentos. 
Devido à extensão dessa fase, não vou escrever sobre ela e quero convidar o distinto leitor a consultar os textos que seguem: Texto nº 1  - http://pt.calameo.com/read/0018930730901b3cecad3 - 
 Texto nº 2 - http://pt.calameo.com/read/001893073d2cac6db85ae ; e a partir daqui, passaremos para o período pós 1500 - o renascimento - com Camões e Bandarra.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário